Situação humanitária
Os serviços de atendimento sanitário nos vilarejos localizados na linha de frente no sul do Afeganistão foram duramente desestruturados pelo conflito. Os pacientes e seus acompanhantes fazem jornadas cada vez mais longa e perigosas a Kandahar em busca de tratamento. O hospital regional de Mirwais recebe mais e mais crianças com doenças que poderiam ser facilmente tratadas nos postos de saúde e clínicas locais – se ao menos estes estivessem funcionando. Cada vez mais pacientes com graves traumas também são admitidos e o número de civis feridos por artefatos explosivos é alarmante.
As famílias fogem do combate, não só no sul, mas também no norte e no este do Afeganistão. Desde o início de 2009, as equipes de assistência do CICV, junto com voluntários do Crescente Vermelho afegão, forneceram rações alimentares e utensílios domésticos emergenciais para 1.500 famílias deslocadas na província de Kandahar, para quase o mesmo número de famílias na província de Badghis e para cerca de 2.500 famílias em Helmand.
As vítimas civis – por hostilidades armadas, ataques indiscriminados, homens-bomba ou artefatos explosivos improvisados – estão entre as maiores preocupações das pessoas. A última instrução tática do comando da Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF) liderada pela OTAN torna a proteção aos civis prioridade máxima. Em um novo código de conduta divulgado em julho, a oposição armada também pede que os civis sejam poupados.
Em julho, os hospitais administrados pelo Ministério da Saúde Pública e apoiados pelo CICV em Kandahar e Shiberghan (província de Jawzjan) atenderam 3.346 pacientes e realizaram 19.610 consultas. Os cirurgiões dos dois hospitais realizaram 1.019 operações. Além disso:
- os sete postos de primeiros socorros dos CICV nas regiões sul e central atenderam 455 pacientes;
- um total de 81 kits com material e equipamento necessários para atender as vítimas do combate foi enviado para as linhas de frente;
- remédios e outros materiais foram enviados a dez clínicas do Crescente Vermelho apoiadas pelo CICV.
Colocação de próteses e reabilitação
Desde 1988, o CICV está envolvido em atividades de reabilitação e colocação de próteses e reintegração social de portadores de necessidades especiais, como vítimas de minas terrestres e pessoas com dificuldades de locomoção. O CICV administra centros de ortopédicos e protéticos em Cabul, Mazar-i-Sharif, Herat, Gulbahar, Faizabad e Jalalabad, além de um serviço de atenção domiciliar que oferece apoio médico, econômico e social aos pacientes com lesões na coluna vertebral e suas famílias. Em julho, o pessoal da área de colocação de próteses e reabilitação:
- cadastrou 598 novos pacientes, dos quais 109 eram amputados;
- atendeu um total de 6.578 pacientes em seis centros do CICV em todo o país;
- confeccionou 1.183 próteses e órteses;
- realizou tratamento fisioterapêutico em 15.757 pacientes;
- concedeu microcréditos a 46 pacientes para poderem começar seus pequenos negócios;
- facilitou o atual treinamento vocacional de 257 pacientes, dos quais 64 já completaram o treinamento;
- fez 574 visitar domiciliares dentro do programa de atenção domiciliar, o qual assiste 1.294 pacientes com lesões na coluna vertebral e deu treinamento a suas famílias.
Água e habitat
Os engenheiros hídricos trabalham em parceria com as autoridades locais em diversos programas, tanto urbanos como rurais. Além disso, o CICV realizou sessões de promoção da higiene nos madraçais e centros de detenção e com as famílias em suas casas. Em julho, o pessoal do CICV:
- continuou dois projetos de fornecimento de água para 14.100 pessoas em Herat e Laghman;
- realizou sessões sobre higiene para detidos e guardas em centros de detenções em Cabul, Herat, Farah, Jalalabad, Kandahar e Mazar;
- completou as melhorias no fornecimento de água e saneamento em dois principais presídios da província, beneficiando um total de 1.284;
- completou quatro projetos de fornecimento de água para o campo e continuou trabalhando em outros oito projetos que levaram água limpa para 41.300 pessoas nas províncias de Cabul, Bamyan, Herat, Jalalabad, Baghlan e Mazar;
- prosseguiu com as melhorias no Hospital Mirwais em Kandahar.
Assistência
O CICV prestou assistência a famílias deslocadas ou de outra maneira afetadas por conflitos ou desastres naturais. Em julho, o CICV:
- distribuiu 941 kits alimentares (116 toneladas), contendo arroz, feijão, ghee, açúcar, sal e chá, e 502 kits de utensílios domésticos compostos de cobertores, lonas e artigos de higiene pessoal para 941 famílias afetadas pelo conflito em sete províncias no sul e no centro do Afeganistão;
- distribuiu 640 kits alimentares (79 toneladas) e 537 outros kits para 1.199 famílias afetadas pela enchente nas províncias de Balkh, Khost e Badghis.
Cooperação com o Crescente Vermelho Afegão
O CICV prestou assistência técnica e financeira para o Crescente Vermelho para ajudar a prestar serviços à comunidade e para implementar uma variedade de programas. Em julho, isso incluiu:
- apoio a sessões de treinamento organizadas por cinco oficiais de terreno da área de rastreamento e difusão do Crescente Vermelho afegão que trabalham em Kandahar, Herat, Mazar, Jalalabad e Cabul;
- Forneceu 3.200 kits de primeiros socorros para os voluntários do Crescente Vermelho baseados em comunidades que trabalhando em 22 províncias e realizou seis sessões de treinamento para 120 novos voluntários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário