segunda-feira, 6 de julho de 2009

Deve ser terrível acredita num Deus assim

A momumental arquitetura de palavras que a Igreja constituiu através dos
séculos, a teologia dita ortodoxa, tem como seu alicerce o Inferno.

A Trindade, a imaculada conceição, a encarnação, a cruz, a expiação, a redenção, a salvação,
o céu -
todas essas doutrinas foram elaboradas em resposta à grande questão:
como livrar os homens do Inferno.

Se eliminar o Inferno, o edifício inteiro implode.

Agora, imaginar que Deus, que as Sagradas Escrituras declaram ser Amor,
seja capaz de uma viangança tamanha, vingança eterna, contra pecadores que
fizeram os seus pecados no tempo - isso me é inimaginável.

Deve ser terrível
acreditar num Deus assim.

Rubem Alves

6 comentários:

Si Caetano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Si Caetano disse...

O inferno foi durante um tempo usado para manipular o povo, por uma questão de monópolio de interesses pessoais, esse inferno pintado nessas telas é um inferno. Pois foi usado para levantar meios corruptíveis que trouxeram benefícios ilícitos para a igreja isso deturpou a visão correta , a verdade de DEUS sobre o inferno.
Imagina um filho que sai de casa e não quer voltar ... foi viver em um prostíbulo,seu PAI mandou chamar , foi atrás , conversou , fez de tudo para que ele volta-se porém ele n quis voltar. Pergunta : é o PAI é mau e vingativo por deixar o filho morrer no prostíbulo? é injustiça da sua parte deixá-lo permanecer lá? ou é uma atitude de AMOR não manipulá-lo com sua autoridade de PAI?DEUS é justo por isso que eu AMO o DEUS da Bíblia! Amor sem justiça, sem limites , não gera aprendizagem, não gera motivação, não gera nada Cada atitude tem uma conseqüência.
Quem pensa que o inferno é uma injustiça da parte de DEUS é porque ainda não conheceu o caráter de DEUS, nem tão pouco se conhece para não se achar merecedor de lá. Cara, se eu fosse DEUS eu me jogava no inferno! Sei dos meus pensamentos , sei do meu intimo, e sei o que DEUS fez por mim mandando JESUS !!! Foi por isso que JESUS veio ao mundo, representando o caminho para DEUS, agora a rota para o inferno é um caminho também, que alguns tomam por escolha, o homem n está enganado o tempo inteiro DEUS chama a atenção do ser humano para que ele acorde , o busque , e busque a verdade. O inferno n foi feito para o homem , ele foi feito para o diabo mais ele leva aqueles que se vendem á ele junto ! Oras... Jesus foi feito Justiça por nós, agora ... esse discurso de que o inferno é injusto à nos seres humanos mostra a realidade do finito homem e sua incapacidade de entender a soberania de DEUS e se submeter ao seu governo , mostra de uma forma sutil o cálice envenenado do bem e do mau que tornou o homem incapaz de se aceitar como criatura, oras ... a serpente prometeu que seriamos como ele , o que será que aconteceu? bom já que n rolou , então vamos aceitar "esse deus" mais vamos pintá-lo da nossa forma, e quem sabe ...cola
O inferno não é injusto , uma vez que DEUS apontou JESUS como caminho , para nos achegar-mos a ele, e resgatar a natureza caída e finita do homem e por conseqüência nos unirmos a ele por amor na eternidade, isso é uma escolha que o homem tem que fazer , agora é injusto da parte de DEUS apontar o caminho , e o homem rejeitar andar por ele ? não acredito nisso , é justo uma vez que o homem sabe que a unica forma de se achegar a DEUS é atraves de JESUS , agora quem n quer ... Outra questão: como se uniram á DEUS pela eternidade quem não o ama ? quem não o conhece? me explica aqui, por acaso vc sabe o que se faz no céu ? se adora ao REI DOS REIS , pela eternidade , como irão para lá aqueles que simplesmente o negam , o rejeitam , n o conhecem , não o admiram na sua essência , pelo que ele de fato é , na verdade o inferno é o lugar correto para aqueles que buscaram coisas finitas e viveram por elas ... lá é o lugar daqueles que seguiram a vida inteira o seu verdadeiro deus o diabo. O inferno não é uma questão de vingança , é uma questão de justiça ! Agora se vc tem JESUS como caminho , anda na palavra, aborrece o mau com o bem , busca a DEUS mais erra pq é humano , porque preocupar com o inferno? a salvação é por fé , não é por obras , é por fé em JESUS sem ele n adianta, o homem n consegue se achegar a DEUS , e sem ele sempre ficamos a margem da verdade, sem a dependência do espírito sempre reduzimos DEUS à nosso própria visão. ele É DEUS ... quer vc acredite , queira ou não. Quem cria dita as regras, Deus DEMONSTRA seu amor para com o mundo dando sempre ao homem oportunidade de escapar do inferno através do arrependimento. Ele n vai condenar injustamente aqueles que cometeram justiça.
Por isso eu AMO meu DEUS !!! se ele fosse como eu , frouxo , não seria DEUS. ELE É JUSTO , RETO ,n conseguimos alcançar os pensamentos dele.

Si Caetano disse...

CONTINUANDO...


Inferno é uma questão de JUSTIÇA!
E mesmo assim > ele continua lindo em amor , lindo em graça e em misericórdia ...

Suênio disse...

Oi simone,

Obrigado por sua opinião.

este texto é um convite a uma reflexão sobre a crença em Deus e na sua relação conosco.

Longe de mim querer desconstruir a imagem do inferno. Nem acho que este texto destrua isto. Ele apenas levanta a questão que como você mesmo disse: Será que para ocorrer esta tão desejada JUSTIÇA, precisa mesmo existir um lugar onde as pessoas vivam ETERNAMENTE sofrendo, chorando, e destruías?

Não haveria uma outra forma de ocorrer esta JUSTIÇA sem sofrimento? e seriamos capazes de responder isto? Existe base biblica para se criar só esta idéia de inferno "SOFRIMENTO ETERNO" e não outra?

é um convite a reflexão...creio que nunca vá terminar, mas eu estarei sempre aberto a questioná-la e filtra-la naquilo que eu considero mais palpável: o Amor infinito de Cristo.


Abraços
Suênio

Si Caetano disse...

Quando vc questiona o porque de algo existir , nesse caso o inferno , suponho que algo o incomoda nisso ok? Suponho que as respostas ainda n foram suficientes ... Aí nesse caso eu respeito seus questionamentos porque vc tem toda liberdade de tê-los , eles são legítimos , porém confesso que me ponho a pensar sobre o que levaria um cristão a questionar e problematizar a existência do inferno, tendo a palavra como parâmetro. Esse algo que me incomodou a escrever ... fica parecendo que algo realmente n foi respondido , algo ainda falta na construção desse edifício, mais creio que esse anseio que nitidamente vc mostra será correspondido por Ele que é o autor da vida ... Deus abençõe e obrigada por responder ... =D

Anônimo disse...

Boa tarde! O teu blog é bem interessante! Pena, você ter me dado unfollow, que foi retribuido por mim; mas tudo bem. Só demorou um pouco mais para a gente se encontrar de novo.
Sabe qual é o único problema do cristão? Ele quer que a Bíblia se adapte a ele; mas é ele que tem que se adaptar à Bíblia. Pense nisto. Até...

Related Posts with Thumbnails