quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Afeganistão: cuidando dos civis encurralados pelo conflito

O Afeganistão é uma das maiores operações mundiais do CICV, com 119 delegados e 1.314 funcionários locais baseados na principal delegação em Cabul e em cinco subdelegações e oito escritórios em todo o país. Este relatório mostra as atividades do CICV no país em julho de 2009.

Situação humanitária

Os serviços de atendimento sanitário nos vilarejos localizados na linha de frente no sul do Afeganistão foram duramente desestruturados pelo conflito. Os pacientes e seus acompanhantes fazem jornadas cada vez mais longa e perigosas a Kandahar em busca de tratamento. O hospital regional de Mirwais recebe mais e mais crianças com doenças que poderiam ser facilmente tratadas nos postos de saúde e clínicas locais – se ao menos estes estivessem funcionando. Cada vez mais pacientes com graves traumas também são admitidos e o número de civis feridos por artefatos explosivos é alarmante.

As famílias fogem do combate, não só no sul, mas também no norte e no este do Afeganistão. Desde o início de 2009, as equipes de assistência do CICV, junto com voluntários do Crescente Vermelho afegão, forneceram rações alimentares e utensílios domésticos emergenciais para 1.500 famílias deslocadas na província de Kandahar, para quase o mesmo número de famílias na província de Badghis e para cerca de 2.500 famílias em Helmand.

As vítimas civis – por hostilidades armadas, ataques indiscriminados, homens-bomba ou artefatos explosivos improvisados – estão entre as maiores preocupações das pessoas. A última instrução tática do comando da Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF) liderada pela OTAN torna a proteção aos civis prioridade máxima. Em um novo código de conduta divulgado em julho, a oposição armada também pede que os civis sejam poupados.

Saúde

Em julho, os hospitais administrados pelo Ministério da Saúde Pública e apoiados pelo CICV em Kandahar e Shiberghan (província de Jawzjan) atenderam 3.346 pacientes e realizaram 19.610 consultas. Os cirurgiões dos dois hospitais realizaram 1.019 operações. Além disso:
  • os sete postos de primeiros socorros dos CICV nas regiões sul e central atenderam 455 pacientes;
  • um total de 81 kits com material e equipamento necessários para atender as vítimas do combate foi enviado para as linhas de frente;
  • remédios e outros materiais foram enviados a dez clínicas do Crescente Vermelho apoiadas pelo CICV.

Colocação de próteses e reabilitação

Desde 1988, o CICV está envolvido em atividades de reabilitação e colocação de próteses e reintegração social de portadores de necessidades especiais, como vítimas de minas terrestres e pessoas com dificuldades de locomoção. O CICV administra centros de ortopédicos e protéticos em Cabul, Mazar-i-Sharif, Herat, Gulbahar, Faizabad e Jalalabad, além de um serviço de atenção domiciliar que oferece apoio médico, econômico e social aos pacientes com lesões na coluna vertebral e suas famílias. Em julho, o pessoal da área de colocação de próteses e reabilitação:
  • cadastrou 598 novos pacientes, dos quais 109 eram amputados;
  • atendeu um total de 6.578 pacientes em seis centros do CICV em todo o país;
  • confeccionou 1.183 próteses e órteses;
  • realizou tratamento fisioterapêutico em 15.757 pacientes;
  • concedeu microcréditos a 46 pacientes para poderem começar seus pequenos negócios;
  • facilitou o atual treinamento vocacional de 257 pacientes, dos quais 64 já completaram o treinamento;
  • fez 574 visitar domiciliares dentro do programa de atenção domiciliar, o qual assiste 1.294 pacientes com lesões na coluna vertebral e deu treinamento a suas famílias.

Água e habitat

Os engenheiros hídricos trabalham em parceria com as autoridades locais em diversos programas, tanto urbanos como rurais. Além disso, o CICV realizou sessões de promoção da higiene nos madraçais e centros de detenção e com as famílias em suas casas. Em julho, o pessoal do CICV:
  • continuou dois projetos de fornecimento de água para 14.100 pessoas em Herat e Laghman;
  • realizou sessões sobre higiene para detidos e guardas em centros de detenções em Cabul, Herat, Farah, Jalalabad, Kandahar e Mazar;
  • completou as melhorias no fornecimento de água e saneamento em dois principais presídios da província, beneficiando um total de 1.284;
  • completou quatro projetos de fornecimento de água para o campo e continuou trabalhando em outros oito projetos que levaram água limpa para 41.300 pessoas nas províncias de Cabul, Bamyan, Herat, Jalalabad, Baghlan e Mazar;
  • prosseguiu com as melhorias no Hospital Mirwais em Kandahar.

Assistência

O CICV prestou assistência a famílias deslocadas ou de outra maneira afetadas por conflitos ou desastres naturais. Em julho, o CICV:
  • distribuiu 941 kits alimentares (116 toneladas), contendo arroz, feijão, ghee, açúcar, sal e chá, e 502 kits de utensílios domésticos compostos de cobertores, lonas e artigos de higiene pessoal para 941 famílias afetadas pelo conflito em sete províncias no sul e no centro do Afeganistão;
  • distribuiu 640 kits alimentares (79 toneladas) e 537 outros kits para 1.199 famílias afetadas pela enchente nas províncias de Balkh, Khost e Badghis.

Cooperação com o Crescente Vermelho Afegão

O CICV prestou assistência técnica e financeira para o Crescente Vermelho para ajudar a prestar serviços à comunidade e para implementar uma variedade de programas. Em julho, isso incluiu:
  • apoio a sessões de treinamento organizadas por cinco oficiais de terreno da área de rastreamento e difusão do Crescente Vermelho afegão que trabalham em Kandahar, Herat, Mazar, Jalalabad e Cabul;
  • Forneceu 3.200 kits de primeiros socorros para os voluntários do Crescente Vermelho baseados em comunidades que trabalhando em 22 províncias e realizou seis sessões de treinamento para 120 novos voluntários.
Leia +

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails