quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Fora da Zona de Conforto! [19/08/09]

ONU celebra 1º Dia Humanitário Mundial
Segundo os dados da ONU, no ano passado, 260 trabalhadores humanitários foram vítimas de incidentes, que causaram a morte ou ferimentos, ou durante os quais foram sequestrados, entre eles funcionários de ONGs, da ONU ou da Cruz Vermelha.

ONU denuncia que falta dinheiro no Zimbábue para ajuda humanitária
Durante a epidemia de cólera do ano passado no Zimbábue cerca de 100 mil pessoas foram infectadas, das quais mais de 4.200 morreram devido, principalmente, ao fechamento da maioria dos hospitais públicos por falta de provisões e financiamento para sua manutenção.

ONU critica indicadores sociais de indígenas brasileiros
Anaya ressaltou que, apesar de as reservas indígenas já estarem delimitadas e devidamente cadastradas, os direitos desses povos sobre os recursos naturais nelas "são frequentemente ameaçados por invasões e ocupações indevidas".

Parlamento aprova estado de emergência na Somália

O Parlamento somali aprovou, por 421 votos contra 23, o estado de emergência no país durante três meses, declarado há dois meses pelo Governo.

ONU homenageia coragem de trabalhadores humanitários
"Estão no passado aqueles tempos em que dirigir um jipe com um símbolo humanitário era uma garantia de segurança. Atualmente, a ajuda se transformou em alvo", lamentou Jonathan Mitchell, diretor de respostas de emergência da ONG Care International.


Bolsa Família chegará a 12 milhões de lares

O número de lares brasileiros beneficiados com o Bolsa Família chegará no final do mês a 12 milhões, e com isso a ajuda somará cerca de US$ 1 bilhão, segundo informações do Ministério de Desenvolvimento Social.


A Índia enfrenta uma seca histórica

No distrito de Bundelkhand, um dos mais pobres do país, situado em Uttar Pradesh, famílias inteiras de camponeses começaram a deixar suas terras com destino a Nova Déli. Com canais quase secos, os agricultores recorrem em massa às águas dos lençóis freáticos. Mas o uso das bombas de água, reservado aos mais ricos, se revela caro demais em alguns casos, a venda de magras colheitas não permite cobrir os gastos com querosene ou diesel.


Pobreza, corrupção e pólvora dominam cenário no Afeganistão
Mortalidade infantil: 151 mortes por 1000 nascimentos (3º maior do mundo)
Alfabetização: homens, 43%; mulheres, 12%
Taxa de desemprego: 40%
Expectativa de vida ao nascer: 44,5 anos
População: 33 milhões


Grito dos Excluídos 2009: a mudança no país deve vir da população

"A força da transformação está na organização popular". É com este lema que milhares de pessoas em todo o território brasileiro irão às ruas, no próximo dia 7 de setembro, para gritar por um mundo melhor e mais igualitário. O Grito dos Excluídos, que acontece todos os anos desde 1995, tornou-se o símbolo da luta dos povos contra o sistema capitalista e as formas de exclusão e exploração social.


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails