sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Colapso no sistema: Av. Paulista

Lucas Lujan

Segundo a Wikipédia, a Av. Paulista:

“… é um dos logradouros mais importantes do município de São Paulo , a capital do estado homônimo. Considerada um dos principais centros financeiros da cidade, assim como também um dos seus pontos turísticos mais característicos, a avenida revela sua importância não só como pólo econômico, mas também como centralidade cultural e de entretenimento. Devido à grande quantidade de sedes de empresas, bancos, hotéis, Hospitais e instituições culturais, como o MASP, movimentam-se diariamente pela avenida Paulista milhares de pessoas oriundas de todas as regiões da cidade e de fora dela.”

A informação está correta, mas incompleta.

É impossível caminhar na Av. Paulista por cinco minutos sem encontrar um mendigo sujo, fedido, faminto e banguelo. Com sorte, não se tropeça nele. Mas ele precisa permanecer lá, para denunciar o colapso. Numa avenida “Considerada um dos principais centros financeiros da cidade”, tem gente miserável, pobre, sem teto, pedinte, com fome.

Uma vez, saindo da faculdade, minha esposa ofereceu um sanduíche para um deles. Ele respondeu: “Enfia no cú”. Como é de se imaginar, ela ficou arrasada. Mas achei a resposta dele coerente, uma vez que agiu por imitação: a sociedade sempre o manda fazer o mesmo com a sua dignidade. E ele deve ficar arrasado…

Deixa eu me corrigir. A informação na Wikipédia está completa, porque mendigos são invisíveis.

via: blog dos JovensbetesdaON
fotos: por minha conta. [1] Avenida Paulista e [2] Mendigo na Avenida Paulista

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails