quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Fora da Zona de Conforto! [20/08/09]

Mais de 1.300 crianças são contaminadas por metalúrgica na China
As autoridades chinesas fecharam uma fundição na província de Hunan, depois que mais de 1.300 crianças ficaram doentes com sinais de envenenamento por chumbo, segundo a mídia estatal chinesa.


Malauí: Programa de HIV/Aids descentralizado compensa falta de recursos humanos

Com cerca de 930 mil pessoas infectadas, entre adultos e crianças, o Malauí tem um dos maiores índices de incidência de HIV/Aids do mundo. Doze porcento da população com idades entre 15 e 49 anos está infectada e 68 mil pessoas morrem devido à doença todos os dias. Mais de 13 mil pacientes de MSF recebem antirretrovirais (ARVs). Mas apesar das 211 unidades nacionais oferecerem ARVs gratuitamente em 2008, apenas 50% dos pacientes têm acesso aos medicamentos e outros 290 mil ainda esperam por tratamento.

Pesquisa diz que mudança climática afetará pobres de países desenvolvidos
A mudança climática aumentará os preços dos alimentos e isso afetará sobretudo as populações urbanas dos países em desenvolvimento, segundo um estudo publicado hoje pela revista "Environmental Research Letters".O documento explicou que as nações mais afetadas pela situação serão Bangladesh, México e Zâmbia.

Enviado dos EUA no Sudão pede fim das sanções por razões humanitárias
"A região necessita ajuda material para seu desenvolvimento mas, infelizmente, as sanções impedem o envio desta ajuda", indicou. O Exército Popular para a libertação do Sudão assinou com o Governo de Cartum um acordo de paz, dia 9 de janeiro de 2005, que pôs fim a 21 anos de uma das guerras mais longas da África, que causou 2 milhões de mortos.

Brasil: Presidente do CICV se reúne com autoridades para discutir desafios humanitários
O CICV instalou seu primeiro escritório no Brasil em 1991 com o objetivo de ajudar o país a incorporar as regras do Direito Internacional Humanitário em sua legislação nacional e nas diretrizes operacionais das forças armadas. Desde 2008, com o apoio da Cruz Vermelha Brasileira, o CICV tem realizado campanhas de saúde com moradores de algumas das comunidades mais carentes do Rio de Janeiro.


Seca atinge 41% dos distritos da Índia, diz governo
O governo da Índia admitiu nesta quinta-feira que a seca afeta 246 dos mais de 600 distritos do país e anunciou medidas para ajudar os trabalhadores rurais, prejudicados por uma estação de monção menos chuvosa do habitual.

Taiwan destina US$2,9 bi para reconstrução após tufão Morakot
O governo de Taiwan aprovou nesta quinta-feira um orçamento especial de 100 bilhões de dólares taiwaneses (US$ 2,9 bilhões) para a reconstrução das áreas afetadas pela passagem do Morakot, o pior tufão em 50 anos, que matou cerca de 500 pessoas e causou destruição no sul da ilha.


Cinco anos de impunidade: Ato protesta contra massacre de moradores de rua em SP
Se pudesse tirar o povo de rua do mapa do mundo, muita gente ficaria feliz"
O massacre ocorreu nas madrugadas dos dias 19 e 22 de agosto de 2004, nas ruas de São Paulo, capital. Das 15 pessoas agredidas, 7 morreram. Desde então, movimentos, organizações, grupos sociais e religiosos promovem manifestações em todo o país pedindo justiça e respeito aos seres humanos, não importando se são moradores em situação de rua ou não.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails