Ocorreu um erro neste gadget

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Vida simples - Campanha por Darfur

clique na imagem para ampliar

A designer Nadia Plesner começou uma campanha chamada Vida Simples para sensibilizar sobre o genocídio em Darfur e para levantar dinheiro para ajudar a organização Divest for Darfur. É por isso que Nadia optou por misturar a cruel realidade com elementos do showbiz. O resultado foi o cartaz a cima, também disponível em camisetas.

Em fevereiro deste ano, Nadia recebeu uma carta da Louis Vuitton - Designer de Moda (francês), sede em Paris, pedindo para pôr fim a campanha imediatamente, pois eles acreditam que um dos seus produtos está sendo retratado na obra de arte:

"Embora nós aplaudimos seus esforços para conscientizar e levantar fundos para ajudar Darfur, uma causa mais digna, não podemos deixar de notar que o desenho do Simple Living inclui a reprodução de uma bolsa que viola à propriedade intelectual da Louis Vuitton, em especial a Luís Vuitton Monogram Vernis marca para qual é similar.".
"Como uma artista que é, esperamos que você reconheça a necessidade de respeitar os direitos de propriedade intelectual de outros artistas da Louis Vuitton, que incluem as marcas Louis Vuitton Monogram Canvas".

Esta é parte da resposta de Nadia Plesner:

"Entretanto, devo informá-lo, que a bolsa do meu desenho é inspirado - e refere-se a bolsas em geral - e não uma bolsa Louis Vuitton.
Se você der uma olhada, você vai notar também, que o padrão no meu desenho não é o padrão que é utilizada no desenho de uma bolsa Loius Vuitton.
O nome de Louis Vuitton é de modo algum mencionado ou referido, nem no meu desenho, nem na campanha como tal".

Acho que ídeia do cartaz é interessante. Ela mostra o ridículo fosso entre ricos e pobres, de primeiro mundo e do terceiro mundo. É inteligente da parte da Louis Vuitton fazer essa trabalheira? Existe propriedade intelectual lesados por esta campanha? Eu não penso assim.

Fonte: osocio.org

3 comentários:

Jussara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jussara disse...

essa campanha deveria se estender no Brasil, e ter como garota propaganda ninguém menos q a nossa ministra, candidata á presidência,Dilma Rousseff ostentando, recentemente, uma bolsa da marca “Hermés", que nas lojas europeias da grife custa nada menos que € 4,7 mi(aproximadamente R$ 14 mil).
http://ucho.info/polemica-sobre-bolsa-cara-e-elegante-deixa-dilma-rousseff-em-ma-situacao

Cynthia Lima disse...

Coisas que só o provincianismo pode fazer por você... Minha bolsa de lona de caminhão comprada na feira hippie de Brasília é muito mais legal! Não vi a Rousseff por lá...

Related Posts with Thumbnails