domingo, 25 de outubro de 2009

Fora da Zona de Conforto! [26/10/09]

Gravidez leva 10% das jovens de Cabo Verde a largar estudo
O caso mais gritante é de uma aluna do primeiro ciclo, de 15 anos, em que a própria mãe veio a uma escola da Cidade da Praia, capital do país, solicitar anulação da matrícula porque a filha, grávida, já se tinha casado com um homem de 25 anos.

Meninas e mulheres são as mais afetadas pela crise mundial
O aumento da mortalidade infantil, a redução da escolarização, o crescimento do trabalho infantil, a perda de empregos e a redução de remessas de fundos aos países de origem: esses males se abatem sucessivamente sobre meninas e mulheres, vítimas em grande escala da recessão mundial.

Especulação empurra os pobres cada vez mais pra lá
O recrudescimento das tensões entre moradores de áreas periféricas e forças de segurança em São Paulo reflete a precarização das condições de vida nas grandes cidades e a falta de políticas públicas para atender as demandas da população, mas isto não é exclusivo da capital paulistana, trata-se de um fenômeno global .

Ataque a helicóptero da PM no Rio de Janeiro “legitima” o extermínio
“A classe média, mal informada e desesperada, começa a acreditar nessa política e no extermínio como forma de diminuir a violência. Mas não sabem que isso não resolve nada. A cada 20 mortos, existem 100 para entrar no lugar. Isso porque não há mercado de trabalho”, explica Tancredo.

A economia real está corroída por um câncer
Nos EUA e na União Europeia vão ser suprimidos muitos milhões de postos de trabalho para ‘modernizar e racionalizar a produção’, avalia Urbano. Para ele, a economia real está corroída por um câncer, e gigantescas lutas sociais se esboçam no horizonte.

Saneamento privado não chega a favelas
Privatização provocou uma queda nos investimentos em água e esgoto nas áreas urbanas mais pobres do mundo, diz artigo


País de baixo IDH recebe menos remessas

O envio de dinheiro de um imigrante para seu país de origem é considerado um instrumento importante para melhorar as condições de vida nas áreas pobres

Mundo tem quase 1 bilhão de migrantes
Relatório do PNUD aponta que maioria deles (740 milhões) se desloca dentro do próprio país e só 30% emigram de países pobres para ricos

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails