As imagens da exposição, apresentada em mais de 50 países, traçam a história dos conflitos armados e suas consequências humanitárias no último século e meio, abordando eventos como a Guerra de Secessão nos Estados Unidos até conflitos e situações de violência armada da atualidade.
Além das fotos históricas, integram a mostra imagens de James Nachtwey, Chris Morris, Ron Haviv e Franco Pagetti, da VII Agency, cooperativa com sede em Nova York. Em 2008 e 2009, cada um desses fotógrafos viajou a dois de oito países em conflito onde atua o CICV: Afeganistão, Colômbia, República Democrática do Congo (RDC), Geórgia, Haiti, Líbano, Libéria e Filipinas.
A exposição faz parte da campanha mundial "Nosso Mundo. Sua ação." (www.ourworld-yourmove.org) e marca os 150 anos da Batalha de Solferino, na Itália, que deixou mais de 38 mil vítimas. A ação de Henry Dunant durante o conflito, organizando os civis da zona para assistir os feridos, levou à criação do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.
A campanha também lembra o aniversário de 60 anos da assinatura das Convenções de Genebra, que fundamentam o Direito Internacional Humanitário (DIH), o qual determina a distinção de objetivos militares de bens civis, atendimento aos feridos sem distinção, respeito à vida e à integridade física, respeito ao pessoal médico e ao emblema da Cruz Vermelha, entre outras resoluções.
A mostra é realizada em parceria com a Oboré Projetos Especiais com a Matilha Cultural e tem o apoio da Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado de São Paulo (Arfoc-SP), da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e da Federação dos Professores do Estado de São Paulo (Fepesp).
Depois da exibição em São Paulo, a mostra segue para o Metrô no Rio de Janeiro. Em Brasília, a exposição recebeu cerca de 24 mil visitantes.
Serviço:
Exposição “A Humanidade em Guerra”
Local: Matilha Cultural (Rua Rêgo Freitas 542 - Centro - SP - próximo à igreja da Consolação)
Abertura – 20 de outubro, às 19h (para convidados)
Visitação – de 21 de outubro a 15 de novembro
De terça-feira a sábado das 12h às 20h
Entrada Franca
Nenhum comentário:
Postar um comentário